O segredo da lendária espada mágica
A única coisa que se falava existir naquela região era o motivo da sua busca, a lendária espada mágica. Um objeto como nenhum outro que foi capaz de decidir os rumos da história do Japão. E ali, nos confins do país, estava um jovem samurai motivado a reviver os dias de glória daquela arma.
Ele sempre foi dedicado, assim como muitos aprendizes na aldeia em que ele cresceu. Todos sabiam que treinar muito era o segredo para se alcançar a perfeição na arte da espada. Seu diferencial era que além da disciplina ele também questionava o mundo mais do que a maioria dos seus amigos. Para ele, não era só importante o quanto se treinava, mas como se treinava.
Por isso, agora se encontrava com seu cavalo em um local tão ermo. Sabia que uma vantagem sobre o adversário pode mudar os rumos da luta entre os mais técnicos espadachins. Como diria um lutador que nasceria séculos depois em um país distante, todo mundo tem um plano até tomar um soco na cara. E entre ser o dono da mão ou da cara nessa história, o nosso jovem samurai preferia ter a mão.
Ter uma espada mágica seria um aprimoramento que nem o mais intenso dos treinamentos poderia oferecer. E ele sempre treinou muito. A diferença era que além de se especializar em seu estilo favorito, tinha estudado um pouco das mais variadas formas do Kenjutsu. Assim, poderia moldar seus planos de acordo com a situação.
Então, após um dia de descanso e seu cavalo estar mais animado, ele decidiu voltar à sua missão. Cavalgou por mais dois dias até chegar à montanha onde diziam estar a lendária espada. Realmente achava estranho todos os rumores apontarem para aquele lugar e mesmo assim, ninguém ter encontrado quela espada famosa por decidir a batalha de Sekigahara.
Era uma montanha muito alta. Talvez, fosse realmente uma escalada perigosa. Mas estava decidido, deixou seu cavalo próximo a um lago e com pastagens abundantes. Ele merecia descansar. Principalmente porque, se tudo desse certo, teria um longo caminho de volta.
O jovem samurai começou sua escalada. Apesar da variedade dos seus treinamentos, logo percebeu que escalar montanhas era mais difícil do que parecia. No começo era difícil, aí, a escalada mudou para melhor, e quando chegou às partes mais elevadas, parece que piorou. Sim, porque a neve tornava o caminho mais escorregadio e mortal. Uma vez, chegou a ficar pendurado na montanha por apenas um braço.
Felizmente, a parte física dos treinamentos ajudou e com a sua filosofia de aprendizado constante em diferentes situações, em algumas horas já entendia as melhores estratégias para se escalar uma montanha. Mas a noite já caía e, era melhor encontrar abrigo. Por sorte, alguns metros acima havia uma pequena caverna incrustada na própria montanha que serviu como seu quarto naquela noite.
Acordou cedo. De qualquer forma, não era muito fácil dormir naquele lugar. O uivo do vento dificultava a vida de quem estava treinado a ter um sono leve para enfrentar qualquer perigo que se aproximasse. Mesmo que, ali fosse muito improvável qualquer tipo de presença. Logo, recomeçou sua escalada. Queria chegar ao topo no fim do dia.
Sua previsão foi precisa. Os últimos raios de sol iluminavam o cume da montanha quando ele chegou. Para sua surpresa, o lugar não parecia muito grande e em uma rápida ronda pelo local, não parecia haver espada alguma. O problema é que a lenda nunca mencionou o local exato, só a montanha. Será que ele precisaria cavar? Se soubesse, teria trazido uma pá. O jeito era cavar com as mãos e suas próprias espadas.
Logo, o jovem mapeou o lugar e decidiu que se cavasse em cinco diferentes pontos, teria coseguido cobrir quase todo o topo da montanha, seria o jeito mais eficiente de procurar. Mas também, seria mais eficiente fazer isso à luz do dia e teria que passar uma noite de frio naquele lugar.
Após acordar de uma noite quase congelante, ele iniciou os trabalhos de escavação no ponto central do topo. Se alguém fosse escolher um lugar para esconder um artefato poderoso, seria realmente ali. Mas após muito esforço, e uma cratera enorme aberta, não havia uma espada mágica em suas mãos. E após ainda mais esforço e mais 4 enormes crateras, sua única conquista foram algumas bolhas.
A única coisa a fazer era descer até seu cavalo e voltar para casa. Talvez, fosse por isso que chamavam de espada lendária. Realmente, era uma lenda. Pelo menos, o caminho até o chão foi mais fácil do que imaginava e ao pôr do sol ele já estava ao lado da sua montaria, pronto para a estrada. Até que ele parou e pensou um pouco.
Afinal de contas, a lenda sempre falou sobre a montanha, nunca sobre o alto da montanha. Valia a pena dar uma volta em torno daquela gigantesca obra da natureza para ver se era possível descobrir algo. E nem foi preciso andar muito. Ali mesmo, perto do lago encontrou uma caverna incrustada na rocha.
O jovem samurai entrou na caverna escura e ali no centro, encontrou uma antiga espada. Logo, uma voz falou:
- Então, finalmente alguém foi digno de encontrar a minha espada mágica?
As palavras haviam partido de um velho, ainda musculoso. O jovem, surpreso, respondeu:
- Desculpa, senhor. eu não sabia que a espada ainda tinha dono. Senão, nem viria procurar.
O velho respondeu:
— Fui eu mesmo quem espalhou os rumores. Mas como você vê, a espada não está no alto da montanha. Somente alguém com um pensamento aberto e um raciocínio mais afiado poderia chegar a essa conclusão. Eu não tenho a intenção de usar uma espada mágica há muito tempo. Ela é sua agora.
Depois de agradecer ao senhor, o jovem samurai foi logo testar a lâmina contra os galhos de uma árvore. Ela deveria cortar como um raio. Mas para a sua decepção, a enferrujada espada mal cortava qualquer coisa. Um pouco decepcionado, mas buscando explicação, o jovem disse:
- Acho que depois de afiar a espada, a mágica vai voltar.
Era a hora do segredo ser revelado pelo velho:
- Pelo contrário. Se afiar a espada, vai acabar com o seu poder.
- Como assim? Você quer que eu lute com uma espada sem corte?
- Você não entendeu ainda? Esse é o verdadeiro poder da espada. Com uma espada sem corte, eu tive que me transformar em um espadachim muito melhor para vencer meus adversários.
Comentários
Postar um comentário