Plantação de dinheiro
É comum as pessoas dizerem (muitas vezes pais e mães) que dinheiro não nasce em árvore. E isso foi verdade por muito tempo e continua sendo na maioria dos lugares. Menos em um país, muito, muito distante onde um grande cientista resolveu desafiar as leis da natureza e os provérbios populares.
Dr. Geld era um engenheiro químico e botânico que certo dia, imaginou que pela primeira vez poderia unir suas duas especialidades e criar uma fonte de renda orgânica. E depois de anos de estudo sigiloso, finalmente conseguiu criar uma árvore de dinheiro no seu quintal.
A empolgação com o seu sucesso foi gigante e ele logo se imaginou na capa de todos os jornais e dando entrevistas em famosos podcasts. Mas logo depois, pensou que isso poderia ser perigoso. Alguém poderia roubar sua árvore, ou até mesmo, se o governo descobrisse poderia confiscar o seu trabalho. É, o jeito seria fazer como todo novo rico e gastar seu dinheiro indiscriminadamente.
Foi assim que começou a vida de ostentação de Dr. Geld. Sua casa, antes grande e confortável se transformou em uma gigantesca mansão, com elevador panorâmico, piscina com toboágua, obras de arte mundialmente famosas e muito mais.
Claro que esse enriquecimento repentino e nada discreto trouxe a desconfiança de muitos vizinhos. Um deles, inclusive por saber que Dr. Geld era botânico, sugeriu que ele pudesse ter criado uma árvore de dinheiro, o que o fez ser ridicularizado pelo comentário sem noção da realidade.
Quando percebeu que as pessoas estavam ficando curiosas demais, rondando sua casa e notou no prédio ao lado algumas pessoas xeretando sua casa sem ao menos disfarçar, Dr. Geld percebeu que precisava disfarçar melhor. Principalmente, porque o que antes era apenas uma árvore se tornou um pomar. Era impressionante como a semente se desenvolvia rápido.
A melhor decisão seria criar uma estrutura que impedisse a visão do pomar e ao mesmo tempo, permitisse que as plantas vivessem bem. Afinal, todo aquele novo estilo de vida do Dr. Geld custava muito caro.
Como ele não poderia construir algo tão grande sozinho, chamou uma construtora. Mas claro que antes tomou todo o cuidado e depenou as árvores. Elas pareciam apenas árvores ressecadas, precisando de um cuidado maior. Aliás, foi exatamente esse o motivo que Dr. Geld deu para as pessoas da construtora. Com a sinalização de que ele pagaria a mais para o serviço ser feito rápido, já que o estado do seu pomar estava lastimável.
Foi assim que uma grande obra foi feita e em tempo recorde. Alguns trabalhadores estavam desconfiados do motivo daquela construção, outros falavam que ricos eram excêntricos mesmo, nenhuma novidade. O problema foi que justamente um dos trabalhadores desconfiados que viu pequenas notas crescendo em algumas árvores. Era impressionante como o dinheiro crescia rápido.
Então, após a maior operação pelo sigilo do pomar bilionário do Dr. Geld, aconteceu justamente o contrário e a notícia se espalhou na forma de boatos. E nada espalha tão rápido quanto boato. E mesmo o doutor negando insistentemente a todos que perguntava, não foi suficiente. Principalmente, porque aquele trabalhador desconfiado encontrou algumas sementes no chão e as levo para casa.
Surgia assim mais um rico, dessa vez muito menos discreto. Tanto que decidiu espalhar sua semente para os vizinhos. E os vizinhos espalharam para os vizinhos que espalharam para os vizinhos. Logo, toda o país estava cheia de árvores de dinheiro. E quando parecia que todos ficariam ricos, aconteceu justamente o contrário.
Sobrava dinheiro para todos, mas faltavam frutas que ninguém mais queria plantar. Aconteceu um efeito de inflação desenfreada e todo aquele dinheiro não valia mais nada. Dizem que até hoje, naquele país se usam frutas como dinheiro. E o Dr. Geld continua rico porque foi um dos poucos que ao plantar a árvore de dinheiro não se desfez das árvores frutíferas.
Comentários
Postar um comentário